Guia de compra de Calçados para Bebê

O estudo do pé infantil tem sido uma grande preocupação para várias marcas de calçado infantil, considerando que o uso inadequado pode provocar deformações permanentes no pé de bebês e crianças. A estrutura do pé infantil é frágil. Nos primeiros meses de vida do bebê, é recomendável que ele passe a maior parte do tempo deitado e descalço. Após isso, o uso correto do calçado é essencial para toda a vida do bebê. Confira abaixo dicas e sugestões de compras de calçados destinados especificamente para crianças.

Quais são os tipos de calçados para crianças e bebês?

Existem diversos tipos de calçados infantis. Os mais comuns são:

  • Bota
  • Sandália
  • Chinelo
  • Tênis
  • Sapatilha
  • Papete

Qual é o calçado adequado para as crianças?

O sapato adequado para os bebês e crianças é aquele que se ajusta corretamente no comprimento e na largura, acomodando os dedos em posição natural, permitindo os movimentos do pé. Dessa forma, observe se existe um pequeno espaço na frente. É muito importante que os calçados tenham a forma dos pés e não que os pés se deformem para caberem nos calçados. Está demonstrado que calçados apertados causam deformidades nos pés.

Guia de compra de Calçados para Bebê

Qual o melhor calçado para bebês ainda sem firmeza para andar?

Normalmente os sapatos com sola dura e antiderrapante. Para esta fase, velcro é um material melhor do que cordões, que podem desamarrar e fazer com que a criança tropece. Os calçados devem ser cômodos e do mesmo tamanho dos pés. Nesta situação, evite sapatos de canos altos que atrapalham a flexibilidade das articulações.

Qual o melhor calçado para bebês que já caminham?

Criança que caminha precisa de sapatos com uma sola um pouco mais grossa, firme e um tanto flexível para sentir as irregularidades do chão. Evite saltos e saltinhos, pois prejudicam o desenvolvimento dos pés e da coluna vertebral. Também é importante evitar, nesta fase, sapatos abertos, como tamancos.

O que é um “pé plano”?

É uma debilidade dos músculos e ligamentos que unem os ossos sobre os quais se apoia todo o corpo. Também conhecido como pé chato, é um dos problemas mais frequentes em crianças até os 3 anos. A prevenção a este problema é o melhor caminho. Por isso, é tão importante o uso correto de sapatos em crianças pequenas. Peça sempre orientação ao pediatra.

Como escolher o tamanho certo do calçado?

Escolha o tamanho de modo que entre a ponta do calçado e as pontas dos dedos haja pelo menos de 1 a 1,5 centímetros (uma polpa digital), para acompanhar o deslocamento do pé ao caminhar.

Quando é recomendável o uso de tênis?

Tênis são indicados para crianças acima dos três anos, geralmente. Quando elas brincam na areia, por exemplo, o uso de tênis pode evitar perigos como cortes em galhos ou pedras e picadas de insetos. Sem contar que fornecem a absorção necessária para pulos e movimentações mais bruscas.

Deixe seu comentário:

Comentário:

Login/Register access is temporary disabled