Guia de Compras de Higiene / Saúde para Bebê

A higiene do bebê é importante pois traz conforto e sensação de bem-estar, além de mantê-lo protegido contra infecções em geral. As mães, especialmente as de primeira viagem, têm dúvidas e ficam receosas na hora de iniciar os primeiros cuidados de higiene. Para isso, é necessário muita tranquilidade e atenção na tomada de algumas medidas práticas.

Para auxiliar as mamães que se preocupam com a higiene de seus bebês, montamos, abaixo, um guia de compras com sugestões e dicas de produtos. Confira!

Como prevenir assaduras?

A urina, quando retida na fralda, umedece a pele e facilita o caminho para agentes irritantes; e as fezes, que contém enzimas que agridem a pele, causando irritações, criam um ambiente ainda mais propício para absorção de bactérias e fungos. Por isso, para prevenir assaduras, é essencial que o bebê seja corretamente limpo na troca de fraldas, com água morna, algodão e toalhas limpas. O uso de pomada protetora, à base de vitaminas, e que tenham ação anti-séptica e anti-inflamatória, a cada troca de fraldas, também é recomendável para prevenir as assaduras.

Guia de Compras de Higiene / Saúde para Bebê

Como cuidar das roupas dos bebês?

Mesmo com o uso quase unânime das fraldas descartáveis, muitas pessoas ainda se utilizam das fraldas de pano. Neste caso, as fraldas precisam receber um cuidado especial para manter a saúde do bebê. Não amontoe fraldas sujas, pois elas provocam o desenvolvimento de bactérias que causam doenças de pele. Esse cuidado deve ser iniciado no momento em que as fraldas são retiradas, devendo ser lavadas e colocadas de molho em água e sabão neutro. Não utilize produtos químicos, como alvejantes e gomas. Esses elementos podem causar irritações na pele do nenê ou ainda problemas respiratórios. Utilize um recipiente de uso exclusivo para o bebê e não lave suas fraldas junto com as outras roupinhas dele. As fraldas deverão ser enxaguadas várias vezes até que a água fique transparente, mostrando não haver mais resíduos de sabão.

Em relação às demais roupas, como blusas, meias, bodies, dentre outros, procure por produtos mais neutros. Existem no mercado produtos desenvolvidos especificamente para a lavagem de roupas de bebês, que não causam irritações ou alergias. É importante ter em mente, também, que produtos que tenham cheiro muito acentuado pode causar um certo desconforto para a criança.

Que cuidados tomar para que o banho do bebê seja mais agradável?

O local escolhido para o banho não deve ter corrente de ar e a temperatura da água na banheira deve ser de 37,5ºC, tal como o corpo do bebê, que pode ser medida com um termômetro próprio ou com o cotovelo. De preferência, o material a ser usado já deve ser separado antes de despir o bebê: toalha, sabonete, fralda, pomada contra assaduras, algodão, álcool 70% para o curativo do coto umbilical e a roupa. Os shampoos e sabonetes utilizados na hora do banho devem ser específico para crianças, de acordo com a idade. Com esses cuidados tomados, é só curtir o banho, para que seu bebê fique limpo e com aquele cheirinho inconfundível de bebê.

Quando devo iniciar a higiene bucal do bebê?

A higiene bucal do bebê deve ser iniciada antes mesmo da erupção dental. A remoção do leite e alimentos estagnados na cavidade bucal do bebê pode ser realizada através de dedeiras especiais ou fralda macia envolta no dedo e umedecida em água filtrada ou em solução recomendada por um dentista, uma vez ao dia, preferencialmente após a última mamada. Os pais devem procurar associar a higiene corporal do bebê com a higiene bucal, favorecendo a inserção deste hábito o mais cedo possível na vida da criança. Caso ocorram dúvidas em relação aos procedimentos da limpeza, procure um dentista especializado ou converse com o pediatra responsável pelo seu filho.

Que outros cuidados devo tomar?

Para facilitar a visualização, separaremos a seguir os cuidados de acordo com a parte do corpo do bebê.

  • Umbigo: o coto, aquele pedacinho do cordão umbilical deve ser limpo em toda troca de fralda e também lavado durante o banho. Sua higienização adequada é importantíssima para evitar inflamações. Levante o coto e com um cotonete embebido em álcool 70% limpe bem, com movimentos circulares. Em geral, ele seca e cai até o 14º dia de vida do bebê. E a limpeza deve ser mantida até que cicatrize totalmente a região.
  • Olhos: limpe com uma mecha de algodão com água destilada ou soro fisiológico, de dentro para fora para tirar as secreções acumuladas.
  • Ouvidos: apenas as dobrinhas externas merecem limpeza com um cotonete. Não esqueça também de limpar e secar bem atrás das orelhas.
  • Nariz: limpe somente se houver secreção acumulada. Pingar gotinhas de soro fisiológico fazem com que naturalmente a sujeira saia. Caso prefira, limpe delicadamente com um cotonete.

Deixe seu comentário:

Comentário:

Login/Register access is temporary disabled