Lavagem nasal em RN: você sabe fazer?

SalvarSalvoRemovido 0

Lavagem nasal em RN: você sabe fazer?

 

Lavagem nasal em RN (recém-nascidos) é um procedimento muito importante, mas muitos pais podem não ter conhecimento sobre como fazer corretamente. A lavagem nasal é recomendada pelos pediatras para ajudar a prevenir e tratar problemas respiratórios nos bebês, como congestão nasal, resfriados, gripes e até mesmo infecções respiratórias mais graves. Fazer corretamente a lavagem nasal em RN pode ajudar a aliviar a respiração do bebê e evitar o desconforto e o choro, deixando-o mais tranquilo. Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a lavagem nasal em RN para que você possa ficar mais tranquila e ajudar o seu bebê quando ele precisar.

O que é a lavagem nasal em RN?

A lavagem nasal em RN, também conhecida como lavagem nasal com soro fisiológico, é um procedimento simples e eficaz para limpar as vias aéreas superiores do bebê. O objetivo da lavagem nasal é eliminar o excesso de secreções, como muco e catarro, que podem estar obstruindo o narizinho do bebê e dificultando a respiração. Além disso, a lavagem nasal também ajuda a hidratar as mucosas nasais, que podem estar ressecadas em decorrência do clima mais seco ou do uso de ar condicionado.

Como fazer a lavagem nasal em RN corretamente?

Para fazer a lavagem nasal em RN, você precisará de soro fisiológico 0,9%, uma seringa sem agulha de 10 ml e uma gaze. Antes de iniciar o procedimento, é importante lavar bem as mãos para evitar a contaminação do bebê. Confira o passo a passo:

1. Posicione o bebê deitado, com a cabeça levemente inclinada para trás;

2. Com a seringa, aspire o soro fisiológico;

3. Com os dedos suaves, destampe a narina do bebê e insira a ponta da seringa;

4. Aplique o soro fisiológico na narina do bebê, pressionando lentamente a seringa;

5. Remova a seringa e com a ajuda da gaze, limpe o excesso de muco e soro que sairá pelo nariz do bebê;

6. Repita o procedimento na outra narina.

É importante lembrar que a quantidade de soro fisiológico a ser aplicada deve ser indicada pelo pediatra, pois pode variar de acordo com a idade e o peso do bebê. Normalmente, o recomendado é utilizar 1 ml de soro em cada narina.

Lavagem nasal em RN: você sabe fazer?

Por que fazer a lavagem nasal em RN?

A lavagem nasal em RN é recomendada por diversos motivos, entre eles:

– Prevenção: a lavagem nasal ajuda a prevenir doenças respiratórias, que são muito comuns nos bebês, principalmente nos primeiros meses de vida.

– Alívio da congestão nasal: o acúmulo de muco e catarro no nariz do bebê pode dificultar a respiração e causar desconforto, principalmente na hora de mamar. A lavagem nasal ajuda a aliviar a congestão e a deixar o bebê mais confortável.

– Hidratação das mucosas: como mencionado anteriormente, a lavagem nasal também tem a função de hidratar as mucosas nasais, evitando o ressecamento e a irritação das vias aéreas.

– Prevenção de complicações: em casos de resfriados e gripes, a lavagem nasal pode ajudar a evitar complicações, como sinusites e otites.

Quando e com que frequência fazer a lavagem nasal em RN?

Recomenda-se fazer a lavagem nasal em RN sempre que houver acúmulo de secreções no nariz do bebê, seja por causa de resfriados, gripes ou até mesmo em épocas de clima mais seco. A frequência pode variar de acordo com a necessidade do bebê e a orientação do pediatra. Em geral, a lavagem pode ser feita de duas a três vezes ao dia, mas em casos de congestão mais intensa, pode ser necessário realizar mais vezes ao dia.

Dicas para facilitar a lavagem nasal em RN

Realizar a lavagem nasal em RN pode ser tarefa difícil para os pais, afinal, o bebê é pequenino e pode se mexer bastante durante o procedimento. Por isso, confira algumas dicas para facilitar o processo:

– Faça a lavagem nasal enquanto o bebê estiver tranquilo, de preferência depois do banho ou enquanto ele estiver dormindo;

– Peça ajuda a outra pessoa, caso necessário, para segurar o bebê durante o procedimento;

– Aproveite a hora da amamentação para fazer a lavagem nasal, pois o bebê já estará mais calmo e o reflexo de sucção do peito pode ajudar a limpar o nariz;

– Utilize um aspirador nasal, em especial nos momentos em que o bebê estiver muito congestionado, pois ele suga as secreções de forma mais eficiente do que a seringa.

Cuidados durante a lavagem nasal em RN

Algumas precauções devem ser tomadas durante a lavagem nasal em RN, para evitar possíveis complicações, como:

– Utilize sempre soro fisiológico, nunca água ou outros líquidos, pois podem irritar a mucosa nasal do bebê;

– Nunca utilize cotonetes, pois podem machucar o nariz do bebê e empurrar as secreções para dentro do canal auditivo, causando otite;

– Na hora de aspirar as secreções com a seringa, não force a entrada da ponta no nariz do bebê, pois isso pode machucá-lo;

– Certifique-se de que a seringa adquirida é própria para uso nasal, sem agulha.

Conclusão:

A lavagem nasal em RN é um procedimento simples e importante para a saúde respiratória do bebê. É essencial que os pais saibam como fazer corretamente, pois isso pode ajudar a aliviar o desconforto e prevenir complicações respiratórias no futuro. Além disso, a lavagem nasal pode ser realizada de forma menos invasiva e mais eficaz com o auxílio de um aspirador nasal. Lembre-se sempre de seguir as orientações do seu pediatra e, caso surjam dúvidas, procure ajuda médica. Com essas dicas, você poderá cuidar da saúde do seu bebê com mais confiança e tranquilidade.

Veja também

Bolinhas no queixo do bebê

É normal bebe de 3 meses ficar dias sem fazer coco ?

Queda de cabelo na amamentação

Gravidez Psicológicas

Cabelo caindo em RN

Logo
Enable registration in settings - general