Melhores práticas colica no bebê

SalvarSalvoRemovido 0

Melhores práticas para aliviar a cólica no bebê

Se você é uma nova mamãe, é provável que já tenha ouvido falar sobre a cólica do bebê. É um assunto muito comum, mas que pode causar muita preocupação e desconforto nos pais e nos pequenos. A cólica é caracterizada por um choro excessivo e inconsolável do bebê, que geralmente começa no final da tarde e pode durar algumas horas. Mas calma, mamãe, não se preocupe! Existem algumas práticas que podem te ajudar a aliviar a cólica do seu bebê e tornar esses momentos mais tranquilos para toda a família.

Melhores práticas colica no bebê

O que causa a cólica no bebê?

Antes de falarmos sobre as melhores práticas para aliviar a cólica, é importante entender as possíveis causas desse desconforto nos bebês. A cólica é um cenário comum em recém-nascidos, já que seus sistemas digestivos ainda estão em desenvolvimento e não conseguem lidar com a digestão de forma eficaz. Alguns fatores que podem desencadear a cólica no bebê incluem a ingestão de ar durante a alimentação, a sensibilidade a certos alimentos consumidos pela mãe em caso de amamentação, alergias alimentares, mudanças repentinas de temperatura, ansiedade ou estresse nos pais e até mesmo o reflexo gastrocólico.

Melhores práticas para aliviar a cólica no bebê

Agora que já conhecemos um pouco sobre as possíveis causas da cólica, vamos às melhores práticas para ajudar o seu bebê a se sentir melhor.

1. Posição de amamentação confortável

Uma das formas de evitar a ingestão de ar durante a amamentação é garantir que o bebê esteja em uma posição confortável e correta para se alimentar. Certifique-se de que o bebê esteja com o corpo alinhado e com a boca bem encaixada no seio, proporcionando assim uma melhor sucção.

2. Massagem na barriga

A massagem na barriga pode ser uma grande aliada no alívio da cólica no bebê. Uma técnica simples e eficaz é colocar o bebê deitado de barriga para baixo em uma superfície macia, como uma toalha, e fazer uma massagem em movimentos circulares no sentido horário na barriguinha do bebê. Isso pode estimular os músculos digestivos e ajudar na liberação de gases.

3. Banho morno

O banho morno pode ser extremamente relaxante para o bebê e ajudar a aliviar os sintomas da cólica. Além disso, o contato com a água pode ser benéfico para a digestão.

4. Compressa de água morna

Outra forma de proporcionar alívio para o bebê é aplicar uma compressa de água morna na barriguinha dele. Isso pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a dor causada pela cólica.

5. Redução do estresse e ansiedade

É importante lembrar que o bebê é muito sensível às emoções dos pais. Portanto, tente manter um ambiente calmo e tranquilo para evitar que o bebê se estresse ainda mais durante as crises de cólica.

6. Remédios naturais

Alguns remédios naturais também podem ser benéficos no alívio da cólica. Algumas opções incluem a camomila, erva-doce e erva-cidreira. Porém, é importante consultar um pediatra antes de utilizar qualquer remédio, mesmo que natural, no bebê.

7. Troca de fralda regular

A troca de fralda regular pode ajudar a evitar desconfortos no bebê e contribuir para o alívio da cólica. Certifique-se de trocar a fralda sempre que ela estiver molhada ou suja, para manter a pele do bebê limpa e seca.

8. Uso do sling ou canguru

O contato pele a pele é extremamente importante para o bem-estar do bebê. Usar um sling ou canguru pode ajudar a acalmar o bebê e proporcionar esse contato próximo com a mãe ou o pai.

9. Mudança de posição

Às vezes, a cólica pode ser causada por um desconforto postural no bebê. Tente mudar a posição do bebê para ver se ele se acalma. Algumas opções incluem colocá-lo deitado de barriga para cima ou deitado de lado com as perninhas encolhidas.

10. Probióticos

Alguns estudos sugerem que o uso de probióticos pode ajudar a aliviar os sintomas da cólica em bebês. Consulte um pediatra para saber se essa opção é adequada para o seu bebê.

Conclusão

A cólica no bebê pode ser um desafio para muitos pais, mas lembre-se de que isso geralmente é passageiro e faz parte do desenvolvimento do bebê. Com algumas dessas melhores práticas, é possível aliviar os desconfortos da cólica e tornar esse período um pouco mais tranquilo e suportável para toda a família. Não se esqueça de sempre consultar um pediatra caso a cólica persista ou se houver outros sintomas associados. Além disso, tente se manter calma e tranquila para transmitir essa energia positiva ao seu bebê e ajudá-lo a se acalmar.

Veja também

Aprenda as melhores formas de ensinar a resilencia ao seu filho

Curiosidades sobre a Turma da Mônica

Melhores formas do bebê largar a chupeta

Logo
Enable registration in settings - general