Optei por não fazer festinha de 1 ano

SalvarSalvoRemovido 0

Optei por não fazer festinha de 1 ano: O que me levou a essa decisão?

Quando descobri que estava grávida, uma das primeiras coisas que pensei foi na festinha de 1 ano do meu bebê. Como muitas mães, tinha a ideia de fazer uma festa linda e cheia de pessoas queridas para comemorar esse marco tão importante. Mas, conforme os meses foram passando, comecei a repensar essa decisão e, no final das contas, optei por não fazer festinha de 1 ano para o meu filho. Muitos me questionaram sobre essa escolha, mas hoje, como mamãe influenciadora, quero compartilhar os motivos e reflexões que me levaram a essa decisão.

Optei por não fazer festinha de 1 ano

Por que não fazer festinha de 1 ano?

Custo

O primeiro motivo que me fez repensar sobre a festinha de 1 ano foi o custo. Realizar uma festa requer planejamento financeiro, pois, além dos docinhos e decoração, é necessário alugar um espaço, contratar um buffet e pensar em lembrancinhas e outros itens. Além disso, geralmente convidamos muitas pessoas para esse tipo de evento, o que aumenta ainda mais os gastos. Para mim, seria um investimento alto para apenas algumas horas de comemoração.

Prioridades

Ao pensar nos gastos da festa, percebi que poderia investir esse dinheiro em outras prioridades, como na educação e bem-estar do meu filho. No primeiro ano de vida, ele ainda não tem muita noção do que está acontecendo e, portanto, não iria aproveitar tanto a festa como eu imaginava. Além disso, não queria que a comemoração do seu primeiro ano fosse construída em cima de presentes ou uma grande produção. Preferia focar em vivenciar momentos em família e criar memórias reais ao invés de uma festa com muitos convidados e presentes.

Rotina do bebê

Outro fator determinante para a minha decisão foi pensar na rotina do bebê. Nessa fase, eles ainda estão adaptando seu sono e alimentação, e são facilmente sobrecarregados com muitas atividades e estímulos. Uma festa pode ser cansativa e estressante para o bebê, que pode acabar ficando irritado e desregulado. Eu não queria fazer algo que pudesse prejudicar a saúde e bem-estar do meu filho.

Alternativas para comemorar o primeiro ano do bebê

Ensaio fotográfico

Uma alternativa que escolhi para registrar e eternizar esse momento foi fazer um ensaio fotográfico com o meu bebê. Essa opção é mais barata e menos cansativa para o bebê. Além disso, as fotos ficam lindas e podem ser usadas para criar um álbum de recordações ou até mesmo para enviar como lembrancinha de forma digital para a família e amigos.

Viagem em família

Outra forma de comemorar o primeiro ano do bebê e criar memórias em família é fazer uma pequena viagem. Pode ser um passeio de um final de semana para alguma cidade próxima ou até mesmo um bate e volta em alguma atração turística. Essa opção também acaba saindo mais em conta do que uma festa e é uma forma de fugir da rotina e criar novas experiências com o bebê.

Comemoração íntima

Se a festa de 1 ano for realmente uma vontade dos pais, uma opção seria fazer uma comemoração íntima apenas com a presença da família mais próxima. Essa opção é mais barata e menos cansativa, além de deixar o ambiente mais acolhedor e aconchegante para o bebê. Assim, ele pode ser o centro das atenções sem se sentir sobrecarregado.

Argumentos contrários à minha decisão

“Ele não vai se lembrar”

Um dos argumentos que ouvi muito quando decidi não fazer a festinha de 1 ano foi que ele não iria se lembrar e que seria uma comemoração mais para os pais do que para o bebê. Por mais que essa afirmação possa ser verdade, acredito que criar memórias com o bebê é importante, mesmo que ele não lembre no futuro. Além disso, o evento também serve para celebrar o primeiro ano de vida e marcar esse momento importante.

“As festas são importantes para as crianças”

Algumas pessoas argumentaram que as festas são importantes para as crianças e que elas se sentem especiais e amadas ao serem o centro das atenções. Concordo que as festas são importantes para as crianças, mas também acredito que existem outras formas de fazer isso sem precisar de uma festa grande e produzida.

“É apenas uma vez na vida”

Outro argumento que ouvi foi que o primeiro ano do bebê é uma data única e que seria uma pena não comemorar da forma tradicional. Entendo esse ponto de vista, mas ainda acredito que existem outras maneiras de celebrar e que a festinha não é a única opção para marcar esse momento.

Outros motivos para não fazer festinha de 1 ano

Sustentabilidade

Cada vez mais, as pessoas estão buscando formas de minimizar o impacto no meio ambiente. E fazer uma grande festa pode gerar um desperdício enorme de recursos, como comida, plásticos e papel. Optar por não fazer festinha de 1 ano pode ser uma forma de contribuir para um futuro mais sustentável para o seu filho.

Pressão social

Muitas vezes, os pais se sentem pressionados pela sociedade a fazer uma festa grandiosa para comemorar o primeiro ano do bebê. Porém, é importante lembrar que essa é apenas uma convenção social e que não é preciso seguir o que todo mundo faz. Cada família tem sua realidade e suas prioridades, e não há nada de errado em não fazer uma festa.

Espaço limitado

Em algumas situações, pode ser que a família tenha um espaço limitado para receber os convidados, seja em casa ou em um salão de festas. Nesses casos, é preciso avaliar bem se cabe e se é viável fazer uma grande comemoração. Optar por alternativas menores pode ser a melhor opção nesse caso.

Preparação e organização

Com uma rotina já atribulada de cuidados com o bebê, pode ser que os pais não tenham tempo ou disposição para se dedicar à organização de uma festa. Nesses casos, também é válido optar por alternativas mais simples e menos trabalhosas para comemorar o primeiro ano do bebê.

Outros motivos para comemorar

O primeiro ano do bebê não é o único marco importante no seu desenvolvimento. Existem outros momentos que também podem ser celebrados, como o primeiro mês, o primeiro sorriso, o primeiro passo, entre outros. Optar por não fazer festinha de 1 ano não significa deixar de celebrar esses momentos especiais ao longo do primeiro ano de vida do seu filho.

Os verdadeiros motivos para comemorar

No fim das contas, a festa de 1 ano é apenas uma forma de comemorar uma data especial e não deve ser considerada como o momento mais importante da vida do bebê. O verdadeiro motivo para comemorar é o amor, o carinho e a gratidão por ter o seu filho em suas vidas. Isso pode ser celebrado de diversas formas, e não apenas em uma festa.

O que eu aprendi com essa decisão

Ao optar por não fazer festinha de 1 ano, aprendi que é importante respeitar as nossas escolhas e prioridades, mesmo diante de pressões sociais. A maternidade é cheia de desafios e decisões a serem tomadas, e o importante é fazer aquilo que faz sentido para a nossa família e para o bem-estar do nosso filho.

10 dicas de como comemorar o primeiro ano do bebê sem fazer festa

1. Faça um piquenique em um parque ou local ao ar livre

Organize um piquenique com a família e amigos em um parque ou em um local com espaço ao ar livre. Além de aproveitar um dia agradável, o bebê terá uma experiência diferente e descontraída.

2. Prepare um almoço ou jantar especial em casa

Se o espaço for limitado para receber convidados, que tal combinar um almoço ou jantar especial em casa? Reúna a família mais próxima e prepare uma refeição gostosa para comemorar o primeiro ano do bebê.

3. Faça uma sessão de fotos temática

Inove e faça uma sessão de fotos temática com o bebê. Você pode escolher um cenário que combine com a personalidade do seu filho ou com um tema que seja significativo para sua família.

4. Realize um batizado ou cerimônia religiosa

Se a sua família tem alguma tradição religiosa, essa pode ser uma forma de marcar o primeiro ano do bebê e celebrar essa data especial.

5. Visite um zoológico ou aquário

Leve o seu filho para conhecer e interagir com animais no zoológico ou aquário. Com certeza essa será uma memória especial e importante para o primeiro ano de vida dele.

6. Faça um álbum de fotos do primeiro ano do bebê

Reúna as melhores fotos do primeiro ano do bebê e crie um álbum de recordações. Você pode acrescentar mensagens e memórias importantes para ter sempre guardado.

7. Prepare um chá de bebê solidário

Se você ainda não fez um chá de bebê antes do nascimento, pode aproveitar o primeiro ano do seu filho e organizar um chá beneficente para ajudar outras crianças em situação de vulnerabilidade.

8. Visite museus ou exposições

Mesmo que o bebê ainda não entenda, passear em museus ou exposições pode ser uma maneira interessante de comemorar e mostrar para ele novas experiências e aprendizados.

9. Reúna a família e faça um piquenique no quintal

Se a opção de sair não é possível, que tal aproveitar o espaço do seu quintal para fazer um piquenique em família? Você pode preparar comidinhas e petiscos especiais para comemorar o primeiro ano do bebê.

10. Doe parte do orçamento da festa para uma boa causa

Se o dinheiro que seria gasto na festa não for totalmente investido em outras prioridades, que tal doar uma parte para uma instituição de caridade ou causa que seja importante para você e sua família?

Conclusão

Comemorar o primeiro ano do bebê é uma data especial e importante, mas não é a única forma de criar memórias e celebrar essa etapa. Optar por não fazer festinha de 1 ano tem seus motivos e não significa deixar de comemorar o amor e a chegada de uma nova vida na família. O importante é encontrar a forma que mais se encaixa com as prioridades e desejos da sua família e, acima de tudo, aproveitar cada momento com seu filho.

Veja também

Gestantes com mais de 40 semanas

Relação da Metformina e atraso na menstruação

Fases da Lua e a gravidez

É normal não querer saber o sexo do bebê?

Bebê acorda muito a noite

Logo
Enable registration in settings - general