Como saber se o bebê vai usar RN?

SalvarSalvoRemovido 0

Como saber se o bebê vai usar RN?

 

Introdução

Quando uma mamãe descobre que está grávida, uma das primeiras coisas que vem à sua mente é se preparar para a chegada do bebê. E não é para menos, afinal, são tantas coisas para organizar que é comum ficar perdida em meio a tantas informações. Uma dúvida bastante comum é em relação às roupas do bebê, em especial os tamanhos. E uma dúvida que costuma surgir é: será que o bebê vai usar RN? Pensando nisso, preparamos esse texto com tudo o que você precisa saber para descobrir se o seu bebê vai usar roupinhas do tamanho RN ou não.

Como saber se o bebê vai usar RN?

Por que é importante saber se o bebê vai usar RN?

Saber se o bebê vai usar o tamanho RN é importante por diversos motivos. O primeiro é que, se o bebê chegar ao mundo sendo menor que o esperado, é importante que você esteja preparada para vesti-lo com roupas adequadas. Além disso, é comum que os bebês cresçam muito rapidamente, o que pode fazer com que eles já não usem o tamanho RN em poucas semanas. Por isso, é importante saber se comprá-lo ou não para evitar gastar dinheiro com roupas que o bebê não terá tempo de usar.

Como saber se o bebê vai usar realmente RN?

A resposta para essa pergunta pode variar de um bebê para outro, já que cada um tem seu ritmo de crescimento e desenvolvimento. Porém, existem alguns fatores que podem ajudar a prever se o seu bebê vai usar o tamanho RN ou não. Confira:

Tamanho dos pais

Um dos fatores que pode influenciar no tamanho do bebê é o tamanho dos pais. Se ambos têm estatura média ou baixa, é provável que o bebê também nasça menor e, consequentemente, use o tamanho RN por um tempo maior. Já se os pais são mais altos, é provável que o bebê nasça maior e já comece a vestir roupas maiores desde o início.

Peso do bebê

O peso do bebê também pode ajudar a prever se ele usará ou não o tamanho RN. Bebês com peso abaixo de 2,5kg costumam precisar usar as roupinhas RN por um tempo maior, enquanto aqueles com peso acima desse valor podem pular diretamente para o tamanho P ou até mesmo M.

Tamanho do bebê na ultrassonografia

Durante o acompanhamento pré-natal, é comum que o médico faça diversas ultrassonografias para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê. Em algumas dessas imagens, é possível verificar o tamanho aproximado do bebê e se há alguma indicação de que ele será maior ou menor que o esperado.

Tamanho da barriga

Algumas mamães acreditam que o tamanho da barriga pode indicar o tamanho do bebê, mas isso não é uma regra. Porém, é possível que uma barriga maior indique um bebê também maior e, consequentemente, que não usará roupinhas RN por muito tempo.

Roupas RN: tamanho único?

Muitas vezes, os tamanhos das roupas para bebês são confundidos com tamanhos únicos, o que não é verdade. Dentro do tamanho RN, por exemplo, existem variações que podem ser identificadas pela etiqueta da roupa. Algumas podem ser RN pequeno (RN-P), que são adequadas para bebês menores e outras, RN grande (RN-G), que servem para bebês maiores. Por isso, mesmo que o seu bebê use o tamanho RN, é importante sempre verificar a etiqueta para ter certeza de que a roupa é adequada para o seu filho.

Outros tamanhos de roupas para bebês

Além do tamanho RN, existem outras opções de roupas para os bebês, que devem ser escolhidas de acordo com o tamanho e necessidades específicas do seu bebê. Conheça os demais tamanhos disponíveis:

R

O tamanho R ou recém-nascido, é um pouco maior que o RN e costuma ser usado por bebês que já nasceram com um peso maior que o esperado. Além disso, pode ser uma opção para bebês que nasceram com o peso adequado, mas que têm estatura maior ou mães que tiveram ganho de peso excessivo durante a gravidez.

P

O tamanho P é a próxima opção após o RN e costuma ser usado por bebês com cerca de 2-3 meses de idade. Porém, é importante sempre verificar o peso e tamanho do seu bebê para ter certeza de que ele está pronto para trocar de tamanho.

M

O tamanho M é mais indicado para bebês com cerca de 6 meses de idade, porém, pode variar de acordo com o peso e tamanho de cada bebê. O importante é sempre verificar a etiqueta e o tamanho do seu bebê para não comprar roupas que não serão usadas.

G e GG

Esses tamanhos são mais indicados para bebês maiores, podendo ser usados após os 6 meses de idade em alguns casos. Mas, assim como nas outras opções, é importante verificar o tamanho do bebê para garantir que a roupa não ficará grande ou pequena demais.

E como escolher o tamanho certo para o bebê?

A melhor forma de escolher o tamanho certo para o bebê é acompanhando o seu crescimento e verificando periodicamente as medidas do seu filho. Além disso, é importante conhecer bem as opções de tamanhos e verificar sempre a etiqueta das roupas. Se possível, também é interessante pedir a ajuda do pediatra ou de outras mães experientes para ter mais segurança na hora de comprar as roupas do bebê.

5 dicas para aproveitar ao máximo o tamanho RN

Mesmo que o seu bebê só use o tamanho RN por um curto período de tempo, é importante ter em mente que essa fase é delicada e precisa de alguns cuidados especiais. Por isso, separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo esse tamanho:

1. Compre roupas em quantidade adequada

Não adianta comprar muitas roupas RN se o seu bebê vai crescer muito rapidamente e não terá tempo de usá-las. Por isso, é importante comprar apenas o necessário e, caso necessário, investir em comprar mais roupas em tamanhos maiores posteriormente.

2. Prefira roupas confortáveis

Nessa fase, o conforto é essencial para o bebê, por isso, prefira roupas com tecidos macios e leves, que não apertem ou machuquem o seu filho. Roupas de algodão são ótimas opções.

3. Evite comprar roupas que precisam ser passadas

Nessa fase, é comum que o bebê regurgite ou faça outras sujeiras nas roupas com frequência. Por isso, evite comprar roupas que precisam ser passadas, já que nessa fase a rotina da mamãe é bastante corrida.

4. Tenha peças de roupas extras

É comum que os bebês sujem suas roupas com frequência, por isso, ter peças extras para trocar em caso de emergências é essencial. Além disso, esse é um período em que o bebê pode fazer xixi com mais frequência, então é importante ter trocas à mão para evitar que ele fique muito tempo com roupas molhadas.

5. Aproveite as promoções

Roupas RN costumam ser mais baratas que as de outros tamanhos, por isso, aproveite as promoções e descontos para adquirir algumas peças. Isso pode ajudar a diminuir o impacto no orçamento, já que essas roupas serão usadas por um tempo curto.

Sub-tópicos adicionais

1. Como lavar roupas RN?

Assim como outras roupas de bebês, as roupas RN precisam de um cuidado especial ao serem lavadas. É importante utilizar um sabão neutro e evitar o uso de amaciantes ou outros produtos muito perfumados, que possam causar alergias na pele sensível do bebê. Além disso, também é importante lavar as roupas separadamente das dos adultos e evitar deixá-las secando ao sol, já que o excesso de calor pode danificar as fibras do tecido.

2. Como escolher as roupas RN para meninos e meninas?

Em geral, as roupas RN para meninos e meninas são bastante parecidas, mas é possível encontrar algumas opções mais específicas de gênero, como bodies com estampas de carros para meninos e de flores para meninas. Além disso, é importante escolher roupas que sejam adequadas para o clima e a temperatura do local onde o bebê irá ficar. Roupas de mangas curtas podem ser boas opções para bebês que nascerão no verão, enquanto roupas de mangas longas podem ser mais indicadas para bebês nascidos no inverno.

3. Combinações de roupas RN

Por ser um tamanho pequeno, é comum que as opções de combinações de roupas RN sejam mais limitadas. Em geral, é comum encontrar macacões e bodies com estampas neutras, mas também é possível encontrar peças mais elaboradas que podem ser combinadas para criar looks diferentes para o bebê.

4. O que fazer com as roupas RN após o bebê crescer?

Como os bebês crescem rapidamente, é comum que as roupas RN fiquem pequenas em pouco tempo. Nesse caso, se você pretende ter mais filhos, pode guardar as roupas para serem usadas no próximo bebê. Caso contrário, é possível fazer doações para outras mães ou até mesmo vender as roupas em sites ou grupos de desapegos.

5. Como identificar se a roupa está adequada para o bebê?

Além de verificar o tamanho, é importante se atentar a outros detalhes para ter certeza de que a roupa é adequada para o bebê. Algumas boas dicas são: se a roupa possui etiqueta suficientemente grande e que não fica em contato com a pele do bebê, se o tecido é macio e não machuca a pele e se a roupa não possui bolsos, botões ou zíperes que possam machucar o bebê.

6. E se o bebê nascer grande?

Caso o bebê nasça maior que o esperado, é possível que ele já comece a usar roupas de tamanho P desde o início. Por isso, é importante ter algumas peças dessa numeração em casa, caso o bebê não use o tamanho RN.

7. Que tipos de roupas são mais indicadas para o RN usar em dias frios?

Em dias frios, é importante manter o bebê aquecido e confortável. Por isso, roupas de tecidos mais quentes como lã e plush podem ser boas opções para manter o bebê aquecido e confortável durante o inverno. Outra boa opção são os macacões felpudos, que são macios e quentinhos.

8. Como calcular o tamanho ideal da roupa para o bebê?

Uma dica simples para calcular o tamanho ideal de roupas é medir o bebê do ombro aos pezinhos e adicionar cerca de 10cm a essa medida. Isso pode ajudar a ter uma ideia de qual tamanho pode ser o mais indicado para o bebê.

9. Quando devo começar a comprar as roupas do bebê?

Não existe uma regra específica para começar a comprar as roupas do bebê, mas é comum que as mamães comecem a pensar em comprar as roupinhas a partir do segundo trimestre de gestação. Porém, é importante lembrar que, quanto maior o tempo de gravidez, maiores serão as chances de saber com mais precisão o tamanho do bebê e, consequentemente, qual o tamanho de roupas que ele precisará usar.

10. Em que situações é necessário usar roupas RN?

As situações em que o bebê precisará usar roupas RN podem variar, mas geralmente são usadas nos primeiros dias após o nascimento, quando o bebê é ainda muito pequeno e delicado. É comum que, após o retorno do hospital, o bebê comece a usar roupas tamanho R ou até mesmo P.

Conclusão

Descobrir se o bebê vai usar roupinhas RN pode gerar muitas dúvidas e preocupações nas mamães, mas com essas dicas, esperamos ter ajudado a esclarecer algumas questões sobre o assunto. É importante lembrar que cada bebê é único e pode ter ritmos de crescimento diferentes, por isso, é importante sempre acompanhar o desenvolvimento do seu filho e escolher as roupas adequadas de acordo com a sua necessidade. Além disso, é essencial manter o bebê sempre confortável e acolhido, independente do tamanho das roupas que ele use. Aproveite bem cada fase do crescimento do seu filho e desfrute de todos os momentos com ele, pois eles passam tão rápido que em um piscar de olhos, o bebê estará usando roupas GG e corre e brinca pela casa.

Veja também

Aprenda as melhores formas de ensinar a resilencia ao seu filho

Curiosidades sobre a Turma da Mônica

Melhores formas do bebê largar a chupeta

Logo
Enable registration in settings - general